Novidades na divulgação de língua e cultura catalãs no Brasil

Novidades na divulgação de língua e cultura catalãs no Brasil

O ano de 2023 começou com quatro novidades na divulgação de língua e cultura catalãs no Brasil. A primeira delas é o programa de conversas Catalonia Parla, exclusivo da Associação Cultural Catalonia. A segunda é um projeto voltado não apenas para brasileiros, mas, também, para toda a América Latina, o Xerrem Amèrica. A terceira novidade vem do YouTube e do Instagram, por meio do projeto CataVersum. Por fim, um podcast com episódios em língua portuguesa e episódios em língua catalã, o Llenguacast.

Publicação relacionada: Projetos e entidades da conexão Catalunha – Brasil

Catalonia Parla

O Catalonia Parla é um programa que tem como base o projeto Xerrem Junts, da CAL – Coordinadora d’Associacions per la Llengua Catalana. Organizado por Rodrigo Alves e Sergi Blasi (guia linguístico e membro ativo da Associação Cultural Catalonia), o programa, neste ano, será integrado à oferta de ensino e prática de língua catalã da entidade.

Para a terceira temporada, com início em 1º de março, às 19h30, o Catalonia Parla continuará a ter Sergi Blasi como guia, e o mesmo grupo de 7 participantes. Serão realizadas 14 sessões, todas pela plataforma de videoconferência Zoom.

Xerrem Amèrica

Desde 24 de janeiro deste ano, alunos e professores de diversas partes do país e de outros países da América Latina participam das sessões de conversação em língua catalã do projeto Xerrem Amèrica. Trata-se da versão internacional do Xerrem Junts, um programa restrito ao âmbito geográfico da Catalunha, e feito para estrangeiros residentes no território que querem praticar o catalão falado.

CataVersum

CataVersum é um projeto de divulgação de língua, história e cultura catalãs criado, em abril de 2020, pelo casal Carles del Río e Marcela Campagnoli. Atualmente, o projeto audiovisual está presente em três plataformas: YouTube, Instagram e, mais recentemente, no TikTok.

Llenguacast

O podcast de língua e cultura catalãs Llenguacast é um projeto vinculado ao portal de notícias Aqui Catalunha. Segundo o seu criador, Rodrigo Alves, Llengucast terá episódios em língua portuguesa e episódios em língua catalã.

O primeiro episódio de Llenguacast, bem como os próximos, está disponível nas plataformas Spotify, iHeartRadio, Deezer, Podcast Addict, Podchaser e JioSaavn. Em breve, também no Google Podcasts e Castbox.